Cerca de cem pessoas, entre funcionários e secretários da prefeitura e militares da Base Aérea de Santa Maria (Basm), concentraram-se no Centro Desportivo Municipal (CDM) desde a manhã desta quinta-feira, em Santa Maria. Eles organizam as doações para distribuir tudo o que foi arrecadado para as famílias mais atingidas pela chuva e pelo vento forte que deixaram estragos na madrugada desta quinta-feira. A maior parte dos donativos estava no ginásio Guarani-Atlântico, mas um pedaço do telhado do local foi arrancado pelo vento.
O prefeito Cezar Schirmer esteve no CDM para acompanhar a chegada e a distribuição das doações. Schirmer disse que já não há mais lonas disponíveis no comércio de Santa Maria.
A intensidade da chuva e dos ventos foi maior do que o previsto. Lamentamos os estragos, estamos mobilizados e há mais de 200 pessoas aqui. Estamos fazendo os levantamentos dos prejuízos e dos danos afirma Schirmer
A secretária de Habitação Magali Marques explica que o município precisa da ajuda de voluntários, especialmente para a tarde desta quinta-feira e para dar continuidade ao trabalho na sexta-feira. Quem quiser ajudar é só se dirigir ao CDM, que não tem hora para encerrar o mutirão. Além disso, a secretária afirma que já não é preciso de doações de roupas adultas. Para quem quiser entregar donativos, os itens mais urgentes são roupas infantis, fraldas, alimentos e produtos de limpeza. As doações podem ser entregues no CDM (veja abaixo outros pontos de coleta de donativos).
AES Sul diz que Estado está um caos e não dá previsão do retorno da energia
Os estragos foram registrados em diferentes áreas da cidade. A prefeitura estima que o local com mais famílias atingidas é o bairro Nova Santa Marta, na região Oeste. A secretária de Desenvolvimento Social, Margarida Mayer, estima que 80% das famílias do bairro foram atingidas de alguma forma.
Por enquanto, as pessoas que precisaram sair de casa estão acomodadas na casa de familiares. Mas ainda é muito cedo para saber quantos desabrigados e desalojados teremos explica Margarida.
Veja os pontos de coleta de doações:
SANTA MARIA
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) A partir desta segunda-feira, a UFSM fará recolhimento de donativos, como alimentos não perecíveis, roupas, móveis, cobertas e colchões, materiais de higiene e limpeza, entre outros itens, que serão encaminhados à Defesa Civil para doação às famílias afetadas pelas chuvas e pelo temporal. A campanha "UFSM Solidária" terá pontos de coleta no hall da Reitoria e nos centros de ensino.
Base Aérea de Santa Maria Está arrecadando alimentos não perecíveis, água e colchões, que serão encaminhados à Defesa Civil. Informações: (55) 9905-2949
Prefeitura A prefeitura recolhe fraldas, roupas e calçados infantis, produtos de higiene, colchões e cobertores no Ginásio do Guarani-Atlântico (Avenida Oliveira Mesquita, Salgado Filho). Informações: (55) 3921-7148
Polícia Rodoviária Federal O unidade da PRF que fica na BR-158, entre Santa Maria e Itaara, recolhe alimentos, cobertores e roupas. O local recebe doações durante 24h. A PRF busca doações em grande quantidade, é preciso ligar para o (55) 3221-8277 ou (55) 3226-6217
Câmara "